domingo, 17 de fevereiro de 2008

O que é o relaxamento

Aprende-se a relaxar com o treino.
Com este vão aumentando e melhorando os resultados do relaxamento.
Esta técnica pode melhorar significativamente as vossas capacidades,
Físicas e psicológicas.
Vão aprender a relaxar através de diversas técnicas e em diversos locais, consoante as vossas necessidades, imediatas ou não.

As técnicas de relaxamento são recomendadas a todas as pessoas, principalmente aquelas que estão muito sujeitas a stress, como é o caso dos atletas, treinadores, etc.

Bastam 15 minutos por dia!!! Para treinar estas técnicas para obter resultados.

Existem diversas técnicas de relaxamento, sendo o seu principal objectivo libertar a mente e descontrair fisicamente. O stress começa na nossa cabeça e depois vai afectar todas as nossas reacções, aprendendo a controlar a sua influência negativa, aprendemos a combate-lo e a rentabilizar as nossas capacidades.

Temos que ter alguns aspectos em consideração durante o relaxamento:
Um local confortável (preferencialmente) e silencioso;
Deitar ou sentar confortavelmente, sem roupas apertadas;
Descontrair;
Fechar os olhos;
Libertar-se de todas as influências externas;
Respirar fundo diversas vezes;
Concentrar na respiração, inspirar pelo nariz e expirar pela boca;
Relaxar as diversas partes do corpo;
Sair lentamente do relaxamento ou deixar-se adormecer.

Existem relaxamentos em que a base deste encontra-se na concentração da respiração, por forma afastar os pensamentos de sensações desagradáveis. Neste caso para além da respiração funda pede-se para a pessoa inspirar muito profundamente e ir contando a respiração (do tipo de um até dez), pede-se para sentir o peito a encher de ar, o estômago a encher, e continuar a inspirar lentamente até contar até dez. Depois deve-se aguentar a respiração, do tipo cinco segundos, e depois expirar lentamente contando de novo de um até dez. Repetir esta forma de respiração algumas vezes e depois retomar à respiração normal, e retomar a respiração calma e concentrada.

No relaxamento também se pode pedir à pessoa que contraia os membros, um a um e sequencialmente, com muita força, para depois ir descontraindo muito lentamente. O objectivo é passar da sensação de tensão para a de relaxamento, membro a membro, e ao mesmo tempo ocupar a mente enquanto relaxa o corpo.

Passaremos agora a dar alguns exemplos de relaxamentos, baseados nas técnicas explicadas anteriormente, mas não se esqueçam que vocês podem combinar as diversas técnicas e criar o vosso relaxamento, e de encontro às vossas necessidades.

Sem comentários: